Personalidades Faunísticas

Não é novidade nenhuma dar nome de celebridades para os filhos e animais de estimação. Mas descobrir uma nova espécie e contemplá-la com um nome de “impacto” é algo um tanto curioso (para não dizer outra coisa).

Spongiforma squarepantsii : a esponja que não vive em um abacaxi. Peraí, esponja??

É uma nova espécie de fungo tão estranha quanto o personagem a quem foi lhe creditado o nome!

Esse fungo foi descoberto em 2010, em Lambir Hills, Malásia. Possui coloração laranja brilhante – mas pode ficar lilás ou roxo se borrifar uma pequena quantidade de base forte-, tem formato de esponja do mar e “vago odor de fruta ou forte odor de mofo”!

O motivo do nome

O fungo se parece com esponjas tubulares que vivem no carpete do fundo do mar. SpongeBob SquarePants (Bob Esponja Calça Quadrada) é uma esponja e vive no fundo do mar! Fantástico!

Imagem

Para saber mais

The guardianBBC

Euglossa bazinga : knock knock knock, Penny?

Essa abelha, pertencente ao grupo conhecido como “abelha-das-orquídeas”, tem uma coloração metálica no corpo. Essa coloração chama atenção e confunde outros insetos (BAZINGA!!). No caso desta, sua coloração é verde azulada e lembra uma mosca-varejeira. São insetos solitários e sua organização é diferente dos demais grupos de abelhas: não possuem uma rainha, todas as fêmeas são férteis e não produzem mel. São importantes polinizadoras de orquídeas.

O motivo do nome

O pesquisador Andre Nemezio escolheu esse nome em homenagem ao personagem cientista Sheldon Cooper da série The Big Bang Theory, que utiliza a palavra “Bazinga” quando prega um peça ou engana alguém. O fato foi que durante muitos anos os pesquisadores pensavam que o inseto pertencia a outra espécie. Dentre tantos BAZINGAS, veio o nome da espécie.

Imagem

Para saber mais

Smithsonian Globo.com

Aptostichus: A mais badalada!

Esse grupo de aranhas de atualmente 40 espécies (cujas 33 foram descobertas pelo pesquisador Jason Bond) pertencentes ao gênero Aptostichus, são conhecidas popularmente nos Estados Unidos como aranha de alçapão (trapdoor spider) e são encontradas no estado da California, predominantemente. São animais raros de serem vistos pois escondem-se em buracos no solo. Suas teias são uma mistura de fios, folhas e galhos.

O motivo do nome

Não foi encontrado nenhum significado além do de homenagear as personalidades. As mais populares são:

  • Aptostichus barackobamai – em homenagem ao presidente Barack Obama

Imagem

  • Aptostichus bonoi – em homenagem ao vocalista da banda U2, Bono Vox.

Imagem

  • Aptostichus angelinajolieae – em homenagem à atriz Angelina Jolie.

Imagem

Para saber mais

Globo.comWired Science20

Além dessas, há muitas outras espécies nomeadas em homenagem a celebridades e personalidades como Lady Gaga, Beyoncé, Freddie Mercury, David Bowie e Arnold Schwarzenegger.

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em abril 17, 2013, em Funny Time e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: