Tubarão de duas cabeças

Primeiro caso de bicefalia em Tubarão-Touro!

Essa descoberta aconteceu no dia 7 de abril de 2011, quando um pescador no Golfo do México se deparou com um feto de tubarão-touro de duas cabeças. O estudo, liderado pela Michigan State University, e publicado no Journal of Fish Biology, confirmou o espécime: um tubarão com duas cabeças, ao invés de gêmeos siameses.

Imagem Foto: Reprinted with permission from C. M. Wagner et al

Já foram reportados casos de bicefalia em espécies de Tubarão-Azul e Tubarão-Tope, mas em Tubarão-Touro é a primeira vez.

Segundo o pesquisador responsável pelo estudo Michael Wagner, da MSU, é muito difícil encontrar criaturas assim, pois a maioria dos casos de anormalidades morrem logo após o nascimento. Neste caso, o animal das duas cabeças ainda estava no útero de um tubarão adulto e sobreviveu por algumas horas.

Estudos de ressonância magnética revelaram duas cabeças distintas, corações e estômagos, e o restante do corpo se unindo na metade das costas do animal, formando uma única cauda. Veja detalhes nesse vídeo.

Leia mais em National Geographic e em Shark Year Magazine!

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em abril 18, 2013, em What's up? e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: