História Natural da Terra: Como tudo começou

Nessa categoria do blog chamada Natural Earth History vamos abordar os marcos mais importantes da história natural desse aglomerado de terra, água e vida. A história da Terra.

“Our whole universe was in a hot dense state,
Then nearly fourteen billion years ago expansion
Started, wait…”
(The History of Everything – The Big Bang Theory)

Esse é o início do tema de abertura da série de televisão The Big Bang Theory, que nos explica de forma sucinta como tudo começou.
Uma grande explosão de luz e energia. Surgia o universo, uma pequena bolha muito menor que um átomo. Tudo estava em um estado muito quente e denso, toda a matéria estava concentrada em um ponto. Então, começou a esfriar e a se expandir.

Modelo para expansão do universo [Imagem: Wikimedia]

Com isso as galáxias, as estrelas, os planetas, as luas e diversos outros corpos celestes se formaram. Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio e Carbono também. Essa é a explicação básica da Teoria do Big Bang.

A Terra primordial, uma massa de rocha derretida, teria surgido há 4,567 b.a (bilhões de anos). A lua, segundo a hipótese mais aceita, teria se formado quando um corpo (acredita-se ser um planeta) invadiu a órbita da Terra e se chocou contra ela. Os fragmentos de rocha desse choque se condensaram em um único corpo, o qual teria sido aprisionado no campo gravitacional da Terra.

A origem da água é um pouco controversa. Alguns acham que meteoritos e corpos celestes teriam trazido a água para o planeta e devido às características terrestres foi possível essa retenção; outra teoria revela que princípios de água já estavam na Terra no início de sua formação e que teriam recebido uma “ajuda”  para formação definitiva com o impacto do corpo celeste que formou a Lua; e, por fim, outra teoria explica que a Terra passou por várias etapas de aquecimento e resfriamento e que em um desses períodos houve a condensação do vapor, que se materializou em chuva e, com isso, a água foi depositada nas partes mais baixas, surgindo assim os primeiros oceanos (oceanos primitivos).

Até então é tudo tão maravilhoso que é difícil de acreditar. Mas são as melhores explicações científicas que temos até então. Pois bem, a partir daqui a história começa a ficar mais interessante.

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em maio 2, 2013, em Natural Earth History e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: