História Natural da Terra: O Fanerozoico e o estopim da vida

Até aqui, a vida na Terra era muito primitiva e pouco diversa. Todos os seres habitavam a água. A partir daqui, tudo toma uma proporção maior. A partir daqui, a vida é vista.

O Fanerozóico iniciou há aproximadamente 541 Ma (milhões de anos) e se estende até os dias de hoje. Sendo o atual éon, os principais eventos da história da Terra ocorreram no fanerozoico, entre eles a explosão e diversificação da vida em um tempo muito curto, em comparação à idade da Terra, a conquista do ambiente terrestre, pois até então todas as formas de vida habitavam a água, e as 5 extinções em massa, entre elas a que fez desaparecer   cerca de 76% da espécies.

ImagemFoto: Wikipedia

O fanerozoico se divide em 3 eras: Cenozoica, Mesozoica e Paleozoica. A partir daqui, começamos a considerar os períodos, pois cada período possui eventos e características singulares. A divisão completa e atualizada do Fanerozóico segue abaixo:
Imagem

De agora em diante, serão descritos os principais eventos que ocorreram nos períodos e épocas do Fanerozóico. Vamos viajar ao passado e reviver épocas determinantes que contam a nossa história. A história evolutiva de cada um de nós.

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em maio 5, 2013, em Natural Earth History e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: