História Natural da Terra: o Ordoviciano esbanjando vida após a primeira extinção em massa.

Éon: Fanerozóico
Era: Paleozóica
Período: Ordoviciano

Após o catastrófico evento de extinção do período antecessor, o Cambriano, este período é caracterizado por uma nova diversificação. Teve início há aproximadamente 485 Ma e fim há cerca de 443 Ma.

Nesse período são constantes os terremotos, que deslocam grandes quantidades de granitos e rochas e emergem áreas submersas, como Europa, América, Oceania e norte da África. O clima era ameno, porém o grande bloco Gondwana se deslocava para o sul, onde ao final do período atingiu latitudes polares. Geleiras se formaram, drenando as águas e abaixando o nível do mar. Isso afetou diretamente a biodiversidade.

ImagemFonte: AVPH

A diversificação da comunidade marinha é a grande característica desse período. Surgem os primeiros escorpiões marinhos, os moluscos cefalópodes, os primeiros corais do registro fóssil e peixes sem mandíbula. Ainda existiam trilobitas e graptólitos, que se diversificaram nesse período.

Imagem
No entanto, ao final desse período, mais um evento dizimou parte da biodiversidade da Terra. A causa foi uma grande glaciação, onde os organismos não resistiram às mudanças climáticas. 60% foi extinto, dos quais 25% pertenciam aos invertebrados marinhos.

E aqui foi descrito, de forma bem sucinta, esse período, onde a Terra provou mais uma vez o gosto amargo da perda de seus habitantes.

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em maio 31, 2013, em Natural Earth History e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: