Gatos: fofas máquinas de ronronar

Você gosta desse barulhinho? (clique para ouvir)

Pois é, até aqueles que não simpatizam muito com os bichanos já devem ter ouvido esse som, ou pelo menos ouvido alguém falar desse som produzido pelos felinos.

Vale ressaltar que todos os Felídeos ronronam, a diferença é o momento do ronrom: na inspiração (felinos: gatos, linces, suçuaranas) ou na expiração (panterinos: leões, onças-pintadas, leopardos, panteras). Veja esse guepardo ronronando. Dá vontade de chorar de tanta fofura!

Mas como o ronrom é produzido?
Existem várias teorias que explicam o mecanismo do ronronar dos gatos, mas para simplificar e não entrarmos em termos muito técnicos, destacamos essas duas em poucas palavras:
1ª hipótese: o ronrom é produzido pela vibração da garganta, especificamente pela vibração das cordas vocais e de estruturas chamadas pregas vestibulares (falsas cordas vocais);
2ª hipótese: o ronrom é produzido pelo som da turbulência do sangue no sistema circulatório.

Por quê eles ronronam?
Eles ronronam por estarem felizes e em estado de tranquilidade. O stress também é motivo para o bichano ronronar: o parto é super estressante, é o ronrom da mãe o primeiro som que os filhotes escutam; visitas ao veterinário, pois quem é que gosta de ir ao médico?! Além disso, eles ronronam quando sentem dor e quando estão tensos ou ansiosos.

Preste atenção aos sinais dos bichanos. Às vezes eles podem estar passando por situações de stress ou sentindo dor e nós, os donos, apenas achamos que eles estão felizes.
Gatos são sinceros e leais aos seus donos. Não espere que o gato do seu amigo ronrone para você na primeira carícia que você fizer. O gato é desconfiado e tende a proteger o dono, então, é necessário antes que se conquiste a confiança dele para ser presenteado com ronronados infinitos e uma overdose de fofura!

Leia mais em ViVa Pets, How Stuff Works, Wikipedia.

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em julho 25, 2013, em Funny Time e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: