Fósseis do gigante dos mares Megalodonte são encontrados nas Ilhas Canárias

Extinto há mais de 2 milhões de anos, o megalodonte foi o maior tubarão a habitar os mares do planeta.

ImagemFonte: MundoSombrio

Como o nome sugere, o megalodonte (dente-grande/enorme) possuía dentes tão enormes quanto os do atual tubarão-branco, cerca de 17,5 cm de comprimento. Se você achou o dente grande, imagine o corpo:  entre 15 e 20 metros, com um peso que se aproximava de 100 toneladas. Ele era 3 vezes maior que o nosso tubarão-branco! No entanto, estes dados não são tão precisos pois a maioria dos fósseis encontrados são os dentes e partes da coluna do animal.

ImagemFonte: TalesofThales

A grande notícia é o achado recente de fósseis desse gigante nas Ilhas Canárias, em um depósito marinho de mais de 1.000 metros de profundidade. A equipe do Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO) classifica a descoberta como “um evento de grande relevância científica”, pois com a análise desse material se poderá fazer uma reprodução de como o animal vivia e caçava naquela época. Essa descoberta ocorreu em outubro de 2012, mas só agora os resultados foram reportados à comunidade científica.

ImagemPedro J. Pascual Alayón y Franco Cigala Fulgosi, pesquisadores responsáveis pelo estudo dos fósseis. Fonte IEO

Em nota oficial, o IEO informa que foram encontrados o total de 15 peças dentárias do tubarão Otodus (Megaselachus) megalodon (Agassiz, 1835), além de fósseis de mais 4 tubarões e de outros mamíferos marinhos.

Leia mais em IEO

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em setembro 2, 2013, em What's up? e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: