Dia do Biólogo

Sabe aquele lance de “a profissão escolhe você, não ao contrário”. Pois é, com Biologia é a mesma coisa. Talvez mais intensamente.

Quantas vezes você já se perguntou “o que diabos eu estou fazendo aqui ?” enquanto fazia uma prova de cálculo, com todas aquelas derivadas e integrais? Ou enquanto tentava incansavelmente decorar um glossário de botânica? Fora saber o significado de todos os nomes fantásticos e impronunciáveis que a profissão exige. Por mais perguntas sem respostas que já nos fizemos, e ainda fazemos, a vocação está lá dentro, intrínseca ao nosso ser. A beleza dessa profissão não está em quanto dinheiro você recebe ou quão reconhecido você. Claro, não sejamos hipócritas, pois esses dois fatores são importantes como em qualquer outra carreira. Mas o lance da Biologia é sentir a vocação correndo em nossas veias. É sentir a catarse que toma conta do nosso ser em momentos de ausência total enquanto se observa a vida emergindo aos nossos olhos. É sentir uma “quentura” no coração e esboçar um sorriso ao sabermos que somos biólogos, que fazemos parte de algo maior, mais complexo, cheio de mistérios a serem desvendados.  Isso é meio maluco, mas para sentir a biologia não precisamos ir tão longe. A Biologia está aí. A Biologia é cada um dos seres que habitam a Terra, desde o micróbio até as baleias.

Certa vez ajudei a escrever o discurso de conclusão de curso:

“Por que escolher Biologia? Esta que, provavelmente, foi umas das perguntas que mais nos fizeram, e que nos fizemos, durante esse tempo. Para alguns é a afinidade com a natureza e sua complexidade. Para outros é o fascínio pelo mistério que envolve essa complexidade. E ainda é pelo simples fato de gostar, de uma forma mais intensa, a vida que nos cerca. O estudo da vida. Cada um sabe o seu porquê de ter escolhido.”

O profissional Biólogo é parte fundamental de qualquer sociedade. Deve ser respeitado e valorizado, assim como qualquer outra profissão. O professor biólogo merece nossos parabéns. Eles moldam mentes e cabeças, ensinam tudo que sabem. Dão tudo de si para repassar a beleza desse mundo, em seus mínimos detalhes. Biólogos formando biólogos. O ciclo da vida.

PARABÉNS AOS BIÓLOGOS E TODOS AQUELES QUE DEDICAM SUAS VIDAS EM REPASSAR O CONHECIMENTO ADIANTE. PROFESSOR BIÓLOGO, ESSE DIA TAMBÉM É SEU!

Imagem

O dia do biólogo se comemora em 3 de setembro pois foi nesse dia, no ano de 1979, que a profissão foi regulamentada.

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em setembro 3, 2013, em Funny Time e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: