Dia da Amazônia

No Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, se busca fortalecer a importância dessa floresta para o planeta. Não é só por sua extensão e sua beleza exuberante, mas também pela riqueza que ela abriga e pelo papel fundamental que desempenha no equilíbrio ambiental, como manutenção climática e regulação hídrica.

ImagemFonte: ViajeAqui

No entanto, para algumas pessoas, isso não parece ter importância, uma vez que a floresta é alvo constante de atividades predatórias. Como já tratamos em outras oportunidades, as questões ambientais não são só problemas e responsabilidades do governo. É de nosso interesse também manter um ambiente saudável e em equilíbrio para que as gerações futuras possam também desfrutar. No caso da Amazônia, o problema não é só a questão do governo, dos “gringos”, dos índios corruptos e de fazendeiros irresponsáveis, mas também nosso.

A Amazônia não é só nossa. Dividimos parte dela com Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Esses países também mantém suas políticas de conservação e práticas sustentáveis de sobrevivência dos povos que vivem na selva. Mas nós, brasileiros, detemos a maior parte. Devemos dar o exemplo. É como sermos um irmão maior, onde nossas atitudes podem refletir nas atitudes dos irmãos menores.

Ações de ONGs, como o WWF ,promovem a participação em diversas atividades e programas para conservação das florestas do nosso país. É nosso, devemos proteger.

Por isso, meus caros, não basta só saber que somos ‘guardiões’ da maior floresta do mundo e deixar por isso mesmo. Mesmo quem não se envolve nessas questões ambientais deve começar a pensar o lado ambiental das coisas. Ninguém vai deixar de comer, de usar e de consumir energia elétrica. Mas podemos deixar de comprar coisas de origem duvidosa e de fazer “gatos” e “gambiarras” para subtrair energia elétrica dos outros sem pagar. Parte da inversão dessas taxas de energia vão para planos de conservação e de manejo ambiental desenvolvido por usinas de energia.

A mensagem que fica nesse dia é a mesma que geralmente deixo em outros posts relacionados: SEJAMOS RESPONSÁVEIS.

Imagem

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em setembro 5, 2013, em 4 a Better World, What's up? e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: