Lago Natron: a Medusa da natureza

Quem gosta de mitologia deve conhecer de cor a história da imortal e temida Medusa (mitologia grega), que transformava em pedra quem a olhasse diretamente. Acredita-se que se olhasse ela através de seu reflexo, o “feitiço” não funcionava.

Fonte: PinkMonsta

Fantasias a parte, ao norte da Tanzânia, quase na divisa com o Quênia, existe um lago chamado Lago Netron. Este lago possui condições tão extremas que o torna inabitável. Com temperaturas que podem alcançar os 60ºC e pH que varia de 9 a 10,5, qualquer criatura que tente nadar no lado acaba por morrer e, posteriormente, calcificar. O lago, em determinadas épocas, adquire uma tonalidade vermelha, devido à coloração de valentes cianobactérias que se aventuraram e se adaptaram às condições de vida que o lago proporciona.

Imagem

Outros animais que arriscam suas vidas nessas águas quentes e salgadas são os flamingos da espécie Phoenicopterus minor, que vivem na região e dependem dos microorganismos do lago para se reproduzirem e sobreviverem, e tilápias da espécie Oreochromis alcalica, que habitam as zonas mais adjacentes, onde nasce o lago.

ImagemAs fotos que surpreenderam esta semana são do fotógrafo Nick Brandt, que ao visitar o local ficou surpreso com a quantidade de animais calcificados. Segundo ele, não se sabe exatamente como os animais morreram, mas acredita que o fato do lago refletir o céu os confundiu, fazendo-os com que caíssem na mortal armadilha da natureza.

Imagem

“Eu tirei essas criaturas de onde as encontrei no litoral e, em seguida, coloquei-as em posições “vivas”, trazendo-as de volta para a “vida”, por assim dizer. Reanimados, vivos outra vez na morte.”

Para ler mais a respeito, acesse Gizmodo, GreenSavers e HypeScience

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em outubro 3, 2013, em Funny Time e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: