Um “Monstro Venenoso” navega rumo à costa da Califórnia

Há 2 anos atrás, um forte terremoto seguido de tsunami atingiu a costa do Japão, matando milhares de pessoas e destruindo várias cidades. Esse mesmo evento provocou graves danos na usina nuclear de Fukushima, onde alguns reatores explodiram liberando radiação ao meio ambiente.

ImagemFoto: Terra Gaia

Pois bem, 1,5 milhão de toneladas de lixo e escombros compostos de barco, casa e até espécies nativas do Japão, como mexilhões e insetos, navegam em rumo à costa oeste dos Estados Unidos. Essa porção tóxica está a cerca de 2 mil quilômetros da costa da Califórnia. A “ilha de lixo” cobre uma área de 700 mil quilômetros quadrados, equivalente a aproximadamente a área do Texas ou do estado da Bahia. Não podemos nos confundir com a grande porção de lixo do pacífico, abordada em outro post.

Cientistas e ambientalistas vêem isso como um iminente acidente ambiental, pois além desse lixo estar contaminado com radiação, a introdução de espécies exóticas representa alto impacto ambiental, com afetações gravíssimas ao equilíbrio ecológico de uma região. Claro que muitas vezes as espécies introduzidas passam imperceptíveis e são capazes de conviver em harmonia com as demais comunidades em um ecossistema. Mas, geralmente, estas espécies exóticas geram competições e pressões ecológicas desastrosas para as populações e comunidades nativas, onde as afetações aparecem mais no desenvolvimento agrícola, com novas pragas resistentes aos produtos agrotóxicos.

ImagemFoto: US Navy

Enquanto isso, milhares de toneladas de lixo estão espalhados no Oceano Pacífico, em um lugar conhecido como a Ilha de Lixo do Pacífico. Segundo cientistas, se todo este lixo juntasse com o “monstro venenoso”, seu tamanho ultrapassaria a área dos EUA, e o peso seria pelo menos de cinco milhões de toneladas.

Leia mais em Voz da RússiaVerdade Mundial e em G1.com

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em novembro 6, 2013, em 4 a Better World, What's up? e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: