Uma árvore de… CABRAS?

É mais ou menos isso!

No semideserto da região de Essaouira, no Marrocos, as cabras possuem a incrível destreza de escalarem árvores para se alimentarem.

https://i0.wp.com/cdn.topbiologia.com/wp-content/uploads/2013/12/Cabras-em-%C3%A1rvores.jpgVendo assim, parece mesmo se tratar de uma árvore de cabras!
As cabras dessa região não dispõem de muitos alimentos, precisando alçar voos mais altos [trocadilho ruim] para se alimentarem. Para subirem nas árvores, essas cabras desenvolveram estruturas no casco que as possibilita fazerem este tipo de movimentação. A parede externa do casco é formada de queratina, que lhes confere força e resistência, e internamente uma estrutura macia que lhes permite uma melhor aderência e tração. Se acha isso fantástico, elas ainda são capazes de escalar rochas e paredões, das quais um ser humano só é capaz de fazer utilizando equipamentos.

Como se não bastasse o fato das cabras viverem em cima de árvores, elas ainda colaboram para a economia da região. O sistema digestivo das cabras não é capaz de digerir a semente, que sai inteira nas fezes ou é cuspida pelo animal na mastigação. Os agricultores perseguem os rebanhos das cabras atrás dessas sementes, que eles moem e fabricam o famoso óleo de Argan, um cosmético muito utilizado no tratamento capilar.

Não é só com caca de pomba que os moradores de lá precisam se preocupar…

Leia mais em DiarioDeBiologia e em TopBiologia

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em dezembro 11, 2013, em Funny Time. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: