Good girl gone bad: bactérias

É velho e sabido que as bactérias são as ninjas da evolução. Elas existem desde os primórdios da humanidade e ainda estão aí, lindas e loiras, esbanjando adaptação e resiliência. Nunca antes na história natural um organismo foi tão vitorioso como as bactérias.

Um estudo conduzido no Instituto Gulbenkian de Ciência de Oeira observou como as bactérias evoluem de benignas para patógenas em resposta aos mecanismos imunológicos dos mamíferos.

Image

No estudo os pesquisadores descobriram que em menos de 500 gerações de bactérias (30 dias) estas se tornaram resistentes aos macrófagos e, ainda por cima, patógenas. Cepas de Escherichia coli foram misturadas em um mix contendo caldo nutriente e macrófagos. Em um controle, indivíduos da mesma cepa ancestral foram misturadas apenas em caldo nutriente. Por dia, uma amostra era retirada e analisada para observar possíveis mudanças fenotípicas. E foi o que aconteceu. A alteração fenotípica foi observada a partir do dia 4 em diante. Ao analisarem a interação dessas bactérias “mutantes” com os macrófagos eles descobriram que estas eram mais resilientes à digestão das células fagocitárias do que aquelas que não haviam apresentado nenhuma alteração. Ao infectarem ratos,eles também observaram que estas aumentaram sua capacidade de causar doença.

A pesquisa concluiu que a E. coli é capaz de se adaptar e resistir melhor aos macrófagos dentro de algumas centenas de gerações e que as características de patogenicidade emergem rapidamente nesse período.

Leia em ScienceDaily

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em dezembro 16, 2013, em What's up? e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: