A vespa que defende seu ninho com….os cadáveres de suas presas

A Deuteragenia ossarium,  AKA* “Vespa Ossário”, é uma espécie de vespa recém-descoberta que possui um hábito um tanto quanto mórbido de proteger seu ninho: enchendo ele com cadáveres de formigas.

A vespa fêmea não é a representação mais fiel do papel de mãe que presenciamos no mundo animal, como aquelas que carregam e lambem suas crias. Pelo contrário. Após a postura dos ovos, em cavidades ocas de árvores ou em buracos no solo, ela, simplesmente, enche o buraco de formigas , dá um “FLW GALERA” para os filhos e….vaza.

Mas ela não é tão desnaturada assim. Cada ovo possui seu espaço individual dentro do buraco. É mais ou menos como cada bebê ocupando um berço em uma maternidade. A “porta da maternidade” é fechada com os corpos das formigas recém abatidas.

bonehousewas
Foto: PhysOrg

Esse comportamento nunca foi observado na natureza até agora e, quer saber? Funciona que é uma beleza!

A equipe de pesquisadores liderada por  Michael Staab, da Universidade de Friburgo, da Alemanha, coletou 800 ninhos na região sudeste da Ásia. Desses 800 ninhos, os 70 que possuíam o cemitério de formigas sofreram uma taxa bem inferior de parasitismo se comparados aos ninhos desprotegidos.

Eles suspeitam que as formigas em decomposição liberam feromônios para outros insetos como sinal de “CUIDADO!! This bitch is crazy”, o que, aparentemente, afugenta os possíveis predadores.

Seria bem macabrinho se as formigas…se transformassem em zumbis!

Quer saber mais sobre os hábitos macabros dessa vespa? Acesse PhysOrg e Gizmodo

* AKA: Also known as, também conhecido como

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em julho 10, 2014, em Funny Time e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: