Caracol que mata peixes com….INSULINA???

De “dócil” esse pequenino não tem nada!! Ele é uma das mais perigosas do mundo.

O Connus pannaeus, esse é o nome dele, é um molusco encontrado na costa Australiana [ah, novidade] (há uma espécie aqui no Brasil) possui um veneno poderosíssimo contendo diversos componentes, inclusive muitos desses encontrados em veneno de cobra. Há ~boatos~ de que uma gota desse veneno é suficiente para matar 20, VINTE, pessoas adultas. Vinte parece ser um número importante na vida desse caracol, pois foi esse o tempo necessário para que os pesquisadores pudessem sintetizar o composto que, atualmente, é um fármaco analgésico superhipermegapower poderoso. Em 70% dos ataques a humanos….Rest In Peace.

Mas vamos falar da outra parte medonha desse molusco maroto: a insulina mortal. Afinal, nunca haviam encontrado a insulina como composto no veneno dos animais. A quantidade de insulina é tão alta que é capaz de matar suas vítimas pela indução de uma queda colossal nos níveis de açúcar no sangue. Só para recordar [porque recordar é viver] que a insulina é um hormônio fundamental no controle da glicemia, fazendo com que as células absorvam o excesso de glicose do sangue. Logo, uma “overdose” de insulina não é algo nem bonito de se falar.

Você, leitor, já teve alguma queda nos níveis de açúcar? Se já, terá uma pequena, muito pequena, amostra de como o peixe se sente. Se você nunca passou por isso, imagine uma sensação de que “já está prestes a desmaiar” ou algo parecido com uma queda de pressão. Bem, o peixinho quando em contato com o veneno (que é injetado por um dente quitinoso) entra em choque hipoglicêmico, o que facilita a captura por parte do caracol do mal.

Leia mais sobre o nosso “doce” caracol em Jornal Ciência

Sobre Anita Burgan

Anita Burgan é uma bióloga que continua a cada dia mais fascinada com esse mundo que nos cerca. Gosta de escrever sobre aquilo que lê diariamente, principalmente assuntos relacionados à biologia e ao meio ambiente. Fã de uma generosa caneca de café (misturado com água, [estranho hábito que seus amigos reprovam]), de bons livros e de conversas aleatórias. Possui peculiaridades, como medo de louva-a-deus, adoração por pipoca com chocolate, além da capacidade de imitar a Marília Gabriela!

Publicado em janeiro 30, 2015, em Funny Time e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: